9 de agosto de 2012

Fátima, Grutas da Moeda e Batalha

E qual foi a primeira coisa que fiz no primeiro fim-de-semana de volta a Portugal? Passear.
Adoro passear mesmo que seja só até à Costa da Caparica ou até Almada, o que importa é sair de casa e andar ao ar livre. ´
De vez em quando vou mais longe e foi o que aconteceu à dois fins-de-semana atrás.
Sou católica e embora não praticante, sempre que tenho oportunidade, entro numa igreja ou vou a Fátima. E tinha prometido a mim mesma que, caso tudo corre-se bem nas "terras francesas", que iria a Fátima no primeiro fim-de-semana que cá estivesse. E lá fui eu com os meus pais e as minhas sobrinhas.
Santuário de Fátima (Susana Cunha)

Aproveita-mos a viagem e também visitamos as grutas da Moeda. Lembro-me de no passado ter ido uma vez às grutas de Mira D'Aire com a escola e portanto, a lenga-lenga das estalactites e estalagmites ainda estava na memória embora não me lembra-se de todos os pormenores. As minhas sobrinhas adoraram a "exploração na gruta" e eu também.

Grutas da moeda (Susana Cunha)

 Por último, deslocamo-nos até ao Mosteiro da Batalha (Mosteiro de Santa Maria da Vitória), contruido como forma de agradecimento por parte do rei D.João à Virgem maria pela vitória na batalha de Aljubarrota. Apenas visitei a parte aberta ao público em que não é necessário pagar mas pelo que pesquisei na internet, os claustros e interiores são dignos de se visitar, quem sabe um dia.

Mosteiro da Batalha (Susana Cunha)

E se para Fátima fomos pela A1, o regresso foi feito pela estrada nacional. E que boas recordações do passado me vieram à memória. Recordações das longas viagens para Vizela em que eu, meus irmãos e pais ia-mos no carocha branco do meu pai pela estrada Nacional com as malas presas no tejadilho, em que não era obrigatório o uso de cadeiras para o carro... Já lá vão mais de 20 anos, era eu uma criança, o tempo passa rápido.

Sem comentários:

As fases do meu mundo novo

Primeiro não se nota nada , até duvidas que tens algo a crescer dentro de ti (até porque  não tens sintomas e andas demasiado ocupada com do...