10 de maio de 2009

Museu dos Coches e A evolução de Darwin...

Na semana passada tive a oportunidade de visitar o Museu dos Coches em Belém. Há uns anos atrás, salvo erro quando andava no 9ºano durante uma visita de estudo, já tinha visto Núcleo de Vila Viçosa e na altura fiquei fascinada com a beleza e os adornamentos dos coches de antigamente. Desta vez tive mais paciência para ler as notas histórias e a explicação da época em que os coches foram construídos e o fim para que foram feitos.


Volta e meia tenho vontade de recordar a História de Portugal no tempo dos reis e dou por mim a visitar os palácios e os castelos e museus alusivos ao tema. Para estas "aventuras históricas" arrasto sempre os meus pais. E não só, também os arrasto para os museus de arte sacra, arte contemporânea, etc... Nunca planeio estas visitas , normalmente são momentâneas, passo num sitio e digo "Vamos ver". Também tenho poucos amigos com vontade de me seguirem :-S


E hoje foi a vez de dar um salto à Fundação Calouste Gulbenkian e dar uma espreitadela à exposição que assinala o bicentinário do nascimento de Charles Darwin, A evolução de Darwin onde explica como nasceu a o livro de "A origem das Espécies". Durante a visita fui recordando as minhas antigas aulas de biologia do 12ºano de há quase 9 anos e também fui aprendendo novas coisas. Pode-se dizer que a exposição está dividida em 8 zonas distintas desde a classificação das espécies que era feita antes de Darwin, passando pela viagem feita por Charles Darwin a bordo do Beagle e a ideia de "teoria da evolução da espécie" acabando no Legado deixado por este naturalista. Já estava com vontade de ver esta exposição há algum tempo e hoje foi o dia caso contrário já não a via é que a exposição termina dia 24 de Maio e aconselho a quem ainda não teve oportunidade de ver, de ir ver. Eu adorei. (nota: aos Domingos a entrada é grátis, nos restantes dias a visita custa 4 euros).

Uma vez que estava na Gulbenkian visitei também o Museu e dei uma volta pelos jardins. Foi uma tarde bem passada.
Mais uma vez não posso mostrar fotos, é que só reparei que as pilhas da máquina fotográfica estavam sem bateria quando fui tirar a primeira foto... E às vezes esqueço-me da máquina em casa como aconteceu no Museu dos Coches...

As fases do meu mundo novo

Primeiro não se nota nada , até duvidas que tens algo a crescer dentro de ti (até porque  não tens sintomas e andas demasiado ocupada com do...