28 de maio de 2014

Bolo de Agrião

Hoje decidi experimentar esta receita uma vez que tinha agriões em casa. Já tinha ouvido falar deste bolo e que era bom.
Não resisti em experimenta-lo ainda morno e comprova-se, é muito bom e não se nota o sabor do agrião. Mas para a próxima, corto ainda mais no açúcar (achei um pouco doce).

De seguida vou transcrever a receita e as adaptações que fiz à mesma.

 4 ovos
2 chávenas de açúcar (usei chávena  emeia)
150 mL de óleo (usei cerca de 100mL de azeite porque não tinha óleo em casa)
 cerca de 150 gr de agriões (só usei as folhas)
2 chávenas de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó.

Separar as gemas das claras e reservar as últimas. Colocar num copo, o açúcar, as gemas o óleo e os agriões e misturar com a varinha mágica (na receita original a mistura é feita no liquificador). De  seguida adicionar a farinha e o fermento e misturar com uma colher de pau. Por fim adicionar as claras em castelo e envovê-las na massa. Colocar a massa numa forma com buraco, untada com manteiga e farinha e levar ao forno durante cerca de 35 min a 210 ºC. (Durante os primeiros 25 min tapei a forma com folha de aluminio para não queimar a parte de cima).
Depois de desenformar é só esperar que arrefeça e comer.



8 de maio de 2014

Amesterdão e Leiden- regresso ao passado

Em 2011 tive a oportunidade de viajar até à Holanda e visitar duas das suas cidades: Amesterdão e Leiden. Foi uma viagem de lazer (Amesterdão) e também de trabalho (Leiden), visto ter ido participar num congresso. O motivo de vos falar desta viagem está uma vez mais relacionada com a nostalgia que senti ao rever as fotos.

Pode parecer um cliché, mas adorei Amesterdão, apesar da chuva que apanhei durante os dias em que a visitei.  Estive somente 2 dias lá mas deu perfeitamente para conhecer os pontos mais emblemáticos. Visitei o Museu de Van Gogh, a casa de Anne Frank e por fim fiz um cruzeiro pelos canais da cidade. Também deu tempo para passar no mercado, ir ao VondelPark e ir ao bairro vermelho (onde não é permitido tirar fotografias).
Lembro-me de ficar fascinada com as bicicletas e com o facto de toda a gente se deslocar numa e fiquei admirada com as escadas ingremes e com o facto de ninguém usar cortinados nas janelas. Adorei ver as casas-barco nos canais e cansei de ver canais. Não tive foi oportunidade de ir visitar os campos das tulipas (uma pena).









Leiden é muito parecida com Amesterdão. Possui talvez menos habitantes e é por isso menos confusa. Achei uma cidade calma. Foi nesta cidade que ocorreu o congresso e foi lá que vi finalmente moinhos, que tanta vez associo à Holanda.Durante o decorrer do congresso tive também a oportunidade de ir à praia (infelizmente não me lembro do nome).







As fases do meu mundo novo

Primeiro não se nota nada , até duvidas que tens algo a crescer dentro de ti (até porque  não tens sintomas e andas demasiado ocupada com do...