"Sistelo é uma comunidade rural perfeitamente adaptada ao território de montanha. Na base da economia local está a atividade agro-pastoril com um aproveitamento diversificado do território. A agricultura de subsistência é feita nos socalcos, produzindo milho regional, feijão e batata e forragens e pastagens para alimentação animal. O gado constitui um das principais fontes de rendimento, nomeadamente as raças autóctones Barrosã e Cachena" Fonte: wikipédia
Mas o que me levou a visitar esta aldeia foram o seu passadiço inserido na ecovia do Vez, junto ao rio Vez. A ideia inicial era fazer os cerca de 10 km que ligam a aldeia do Sistelo a Vilela mas fizemos apenas 6,4 km, voltando para trás. Ainda assim, encontramos um lugar, aliás dois, onde podemos dar um mergulho (e foi por isso que depois voltamos para trás, estivemos parados).
Levamos umas sandes e fruta e comemos pelo caminho durante a caminhada. Percurso calmo, sempre ao pé do rio e cheio de subidas e descidas. Adorei. Pelo caminho também fomos comendo algumas amoras silvestres, que fomos encontrando. Lugar óptimo para se fazer a dois ou em família.
A aldeia em si também é muito bonita, Não deixem de visitar a igreja, os espigueiros e percorrer as suas ruas.
Existem vários trilhos para fazer, escolham o que melhor vos agradar.
Fotos de Susana Cunha, direitos reservados
Sem comentários:
Enviar um comentário