26 de fevereiro de 2015

Desabafo de alguém que procura emprego

Ter muito tempo livre para mim é mau. Acabo por perder muito tempo à procura de o ocupar. Por enquanto, ainda tenho de estudar para uma defesa de tese e isso ocupa muito do meu tempo. E no tempo que sobra vou enviando Cvs ou vou passeando para não dar em louca e ir vendo a luz do dia.

Mas e daqui por umas semanas quando já não tiver que estudar? O que fazer se ainda não tiver arranjado novo emprego? Sei que não vou enfiar-me em casa sem sair à rua e baloiçar numa cadeira a ver o tempo passar e o dinheiro da poupança não é eterno e não estica.

A procura de emprego é ingrata para muita gente e para mim não é excepção. Tenho 32 anos e sempre trabalhei em investigação como bolseira, uma área muito especifica e para a qual não abunda empregos. E é esta mesma área que me prejudica para a obtenção de um emprego “dito” normal, com direito a um contrato, fundo de desemprego, descontos para a reforma (sem ser o seguro voluntário social), estabilidade, etc.

Às vezes riu-me das ofertas de emprego que existem, pedem anos de experiência mas só querem recém licenciados. Ou então só aceitam candidatos até 30 anos. Em algumas ofertas o ordenado base para licenciado/mestre é de 500 euros.

Compreendo que há empregos muitos específicos e que realmente é necessário ter algumas das valências que pedem e que eu infelizmente não as tenho. Outras vezes fico a pensar que algumas das ofertas que aparecem no mercado já tem dono (“cunhas”). Acho incrível a facilidade que algumas pessoas tem para arranjar bons empregos num curto espaço de tempo enquanto outras andam de porta em porta, oferta em oferta, a enviar CVs e nem para uma entrevista são chamadas.

Não me importo de mudar de área se assim tiver de ser, mas para isso é preciso que alguém esteja disposto a aceitar o meu background. Sempre gostei de aprender coisas novas, de desafios.

Acredito que melhores dias virão, tenho de continuar a procurar. Vou arranjar emprego um dia destes. Tenho é que omitir umas coisitas no cv (mais ainda), ou mudar de estratégia, mudar de área, ou criar o meu próprio emprego.


Sem comentários:

As fases do meu mundo novo

Primeiro não se nota nada , até duvidas que tens algo a crescer dentro de ti (até porque  não tens sintomas e andas demasiado ocupada com do...