24 de junho de 2012

Dijon- Parte 7

Esta semana comemorou-se a FESTA DA MÚSICA em toda a França (21Jun) e em Dijon não foi excepção.

E teria me passado completamente ao lado não fosse dois colegas do lab me terem convidado/dito para aparecer no centro da cidade para vermos.

Foi espectacular, em cada rua 1, 2, 3 palcos com músicos... Vários estilos musicais a tocarem ao mesmo tempo. Houve um pouco de tudo: rock, jazz, coros, rap, bailarico, baladas... Não fosse o facto de ser uma 5f e ter de trabalhar no dia a seguir e teria ficado muito mais tempo. E mesmo tendo chegado à residência antes da meia noite feita gata-borralheira, no dia seguinte no lab, eu e os meus colegas andávamos com cara de quem não tinha dormido muito. Mas valeu apena.

Diverti-me imenso e em muito boa companhia.

Deixo-vos algumas fotos desse dia.






Festa da música em Dijon (Susana Cunha)

E o melhor foi ter recebido várias sms a dizer que Portugal tinha ganho e que estávamos nas meias-finais do Euro 2012. E agora que venha a Espanha...


17 de junho de 2012

Dijon - Parte 6

Embora a cidade de Dijon seja pequena, há sempre algo novo a descobrir. Há sempre um pormenor ou outro que me escapa, mesmo já tendo passado naquela rua mais que uma vez. E também há sempre um jardim novo a visitar.

Desta vez fui até ao Jardin L'Arquebuse onde se encontra o museu da História Natural, o Planetário e o jardim das ciências. Confesso que foi complicado encontra-lo pois fica numa parte da cidade que ainda não tinha explorado, do outro lado da linha de comboio, e não tinha percebido isso da primeira vez que o procurei. Quando atravessei o "túnel" para o outro lado da linha, parecia que estava a transpor os limites do conhecido e embarcar na aventura pelo desconhecido.

Hoje, como é dia de eleições em França (2ª volta das legislativas) estavam muitas pessoas neste jardim, porque as urnas de voto 39 e 40 ficavam lá.
Tive oportunidade de ver muitas flores que davam um ar colorido ao jardim e quadros explicativos de como são constituídas as plantas.




Jardin L'Arquebuse (Susana Cunha)


Depois fui visitar o pavilhão do Raines onde está uma exposição temporária até Dezembro de 2012 sobre VACAS, sim vacas e touros: quantas espécies existem em França, quais os produtos que se obtém a partir delas e também um pouco das marcas que utilizam as vacas com propaganda. Não estava à espera, mas até estava engraçada. Eu bem que devia ter adivinhado quando vi fotos de vacas nas árvores do jardim.



 Exposição no pavilhão do Raines (Susana Cunha)

Por fim, visitei o planetário (que fica no mesmo edificio). Muito giro. Adorei, é sempre bom relembrar a constituição da Terra, quantos planetas existem... os meus olhos brilhavam.

Planetas (Susana Cunha)

Rescaldo do fim-de-semana: 4 bolhas no pé direito "infectadas" (esta minha mania de ir para o centro da cidade a pé anda a por-me lesionada); e algumas compras :-D

12 de junho de 2012

Dijon- Parte 5

No fim-de-semana em que Portugal jogou pela primeira vez no EURO, não pude ver o jogo por três motivos: Não existe Tv na residência, não vou sozinha à noite para o centro à procura dum café que não conheço ver o jogo (a não ser se tivesse lá alguém que eu conhece-se) e Por fim, NÃO HOUVE NET O FIM-DE-SEMANA TODO NA RESIDÊNCIA. E eu até tinha um site de um canal francês em que podia assistir ao jogo que um colega meu do lab me forneceu com os códigos e tudo. Mas também, ainda bem que não vi...
Agora, e visto o polvo ter acertado o resultado do jogo de Portugal e como previu que também vamos perder o próximo, acho que nem vou arriscar ver o jogo na 4f.

Este fim-de-semana houve uma maratona de patins em linha. Não sabia que tal existia e descobri por acaso numa das minhas caminhadas. E deve ser popular porque estiveram centenas de pessoas na rua.


Rollerskates marathon em Dijon (Susana Cunha)


Visitei o museé de Arte Sacra e o musée de la vie Bourguignonne, ambos no Mosteiro des Bernardines. Para chegar lá fui a pé desde a residência. Aliás fui a pé até ao centro da cidade, são 45 min de caminhada e faz-se muito bem e sempre poupo no bus. 
O  museé de Arte Sacra vi-o em 20 min e é engraçado para o género. 
Adorei o musée de la vie Bourguignonne. É um museu que retrata a vida dos moradores no século XIX, até tem a representação de uma típica rua de comércio com as lojas da época (mercearia, chapeleiro, farmácia, atelier de fotografia...). Confesso que não resisti e acabei por tirar uma foto vestida com a roupa de época, até parecia uma senhora, com saia comprida, camisa e chapéu.

 Monestère des Bernadines (Susana Cunha)



 Museé de la Vie Bourguignonne (Susana Cunha)


Com tanta caminhada que fiz este fim-de-semana por forma a ocupar o tempo, fiquei à rasca do meu joelho. Felizmente, após repouso, já não me doí, mas andei 2 dias manca e com dificuldade em subir e descer escadas.
Quando voltar a Portugal tenho de ir o que se passa, não é a primeira vez que me doí...

3 de junho de 2012

Dijon- Parte 4

Acho que o S.Pedro anda a brincar com o tempo... Sábado, calor abrasador com muito sol e tempo abafado. Já o Domingo resume-se à chuva e descida de temperatura.
Andei toda a semana de manga curta e parece que a próxima semana irei voltar à manga comprida e ao impermeável.

Voltando ao assunto deste post, em Dijon existe um lago, o Lac Kir e é lá que podemos encontrar a única praia da cidade, a Dijon Beach, que durante os meses de Junho a Setembro oferece uma série de actividades aos banhistas. Esta praia é monitorizada por nadadores-salvadores e o acesso às espreguiçadeiras e chuveiros é totalmente grátis. 
O Lac Kir é um lago artificial e foi inaugurado em 1976. Este lago é banhado pelas águas no rio Ouche sendo uma zona recreativa que oferece várias actividades à beira água (praia, canoagem, volei de praia) ou na floresta (vias pedonais, ciclovias, parques infantis, zona de piqueniques). 
Existem alguns parques de estacionamento na zona mas pelo que reparei, estão sempre cheios, pelo que a melhor forma de vir é mesmo de autocarro. É só apanhar o B12 em direcção a Plombières e sair ou em Lac ou em Parc à Bateaux.
Quando sai do autocarro parecia que estava em Setúbal na estrada de acesso à Figueirinha. De um lado o monte, depois a estrada e do outro lado o estacionamento e a praia. O bom desta cidade é que não há trânsito e vejo poucos carros na estrada.




Dijon Beach, Lago Kir, actividade piscatória com a praia em pano de fundo e o parque infantil (Susana Cunha)

Depois de uma pequena caminhada de reconhecimento, sentei-me debaixo de uma árvore onde lanchei e li algumas páginas do Mundo de Sofia. Embora estivesse a maior parte do tempo à sombra, consegui um principio de escaldão no decote da t-shirt. Parece que vou ter de comprar um protector solar. A minha pele é mesmo fraquinha, já em Portugal é a mesma coisa.

As fases do meu mundo novo

Primeiro não se nota nada , até duvidas que tens algo a crescer dentro de ti (até porque  não tens sintomas e andas demasiado ocupada com do...