17 de junho de 2012

Dijon - Parte 6

Embora a cidade de Dijon seja pequena, há sempre algo novo a descobrir. Há sempre um pormenor ou outro que me escapa, mesmo já tendo passado naquela rua mais que uma vez. E também há sempre um jardim novo a visitar.

Desta vez fui até ao Jardin L'Arquebuse onde se encontra o museu da História Natural, o Planetário e o jardim das ciências. Confesso que foi complicado encontra-lo pois fica numa parte da cidade que ainda não tinha explorado, do outro lado da linha de comboio, e não tinha percebido isso da primeira vez que o procurei. Quando atravessei o "túnel" para o outro lado da linha, parecia que estava a transpor os limites do conhecido e embarcar na aventura pelo desconhecido.

Hoje, como é dia de eleições em França (2ª volta das legislativas) estavam muitas pessoas neste jardim, porque as urnas de voto 39 e 40 ficavam lá.
Tive oportunidade de ver muitas flores que davam um ar colorido ao jardim e quadros explicativos de como são constituídas as plantas.




Jardin L'Arquebuse (Susana Cunha)


Depois fui visitar o pavilhão do Raines onde está uma exposição temporária até Dezembro de 2012 sobre VACAS, sim vacas e touros: quantas espécies existem em França, quais os produtos que se obtém a partir delas e também um pouco das marcas que utilizam as vacas com propaganda. Não estava à espera, mas até estava engraçada. Eu bem que devia ter adivinhado quando vi fotos de vacas nas árvores do jardim.



 Exposição no pavilhão do Raines (Susana Cunha)

Por fim, visitei o planetário (que fica no mesmo edificio). Muito giro. Adorei, é sempre bom relembrar a constituição da Terra, quantos planetas existem... os meus olhos brilhavam.

Planetas (Susana Cunha)

Rescaldo do fim-de-semana: 4 bolhas no pé direito "infectadas" (esta minha mania de ir para o centro da cidade a pé anda a por-me lesionada); e algumas compras :-D

Sem comentários:

As fases do meu mundo novo

Primeiro não se nota nada , até duvidas que tens algo a crescer dentro de ti (até porque  não tens sintomas e andas demasiado ocupada com do...