9 de maio de 2012

Dijon- parte 1

Cheguei a Dijon de TGV no dia 2 de Maio à tarde. Portanto faz hoje uma semana que cá estou. A primeira impressão que tive da cidade foi "espanto" durante a viagem de taxi até ao laboratório. Acho a cidade muito medieval, com casas com fachadas em madeira, imponentes igrejas do estilo gótico e telhados coloridos.

Após me deixarem na residência é que cai na realidade. Estava sozinha num quarto pequeno numa residência universitária, longe do movimento. Do meu quarto apenas oiço passarinhos a cantar e vejo uma espécie de campo de futebol rodeado de relva e árvores. Raramente oiço um carro passar. Portanto, local ideal para quem cá está a estudar porque tem paz e sossego.

O meu quarto e a vista que tenho da janela


Tive azar  logo no primeiro dia, primeiro porque não consegui ir às compras (o intermarché que fica a 10 min a pé fecha às 20h) e segundo, por não ter tido logo net (o quarto não têm wi-Fi, logo para ter net precisava dum cabo e as lojas fecham às 20h).
Essa primeira noite ocupei-a a ver um filme que tinha gravado no computador. No dia seguinte lá fui eu para o lab, sempre com medo de me perder pelo caminho visto ainda ser uma caminhada de 15-20 min. Mas consegui lá chegar sem grandes problemas. Até ver tem as pessoas do lab sido simpáticas comigo mas é lógico que só falam francês entre eles. Mas tudo bem,  eu até percebo um pouco de francês e sei ler francês eu só não sei falar muito bem. Tenho de me esforçar para conseguir falar francês. Os dois primeiros dias no lab foram muito secantes, primeiro porque não tinha acesso aos computadores (Só usam Mac), logo não tinha como ocupar o tempo. Só na 2f consegui por as mãos na massa e hoje já tive direito a password para os computadores e às chaves do laboratório. Sim porque estes laboratórios estão todos fechados com chaves magnéticas. Não entra qualquer pessoa.

O primeiro fim-de-semana em Dijon fui muitoooo comprido. Confesso que andei um pouco deprimida e tudo. Contudo, no sábado apanhei o bus e fui dar uma volta ao centro da cidade. Espectacular, montes de lojas, montes de pessoas. Também vi duas lojas com as famosas mostardas. E existem mostardas para todos os estilos e sabores.

Algumas ruas de Dijon


As mostardas

Da pesquisa que fiz na internet sei que alguns dos museus são totalmente grátis e que existe um caminho especial feito para os turistas e que consiste numas setas assinaladas no chão com mochos que mostram os 22 pontos turisticos da cidade.
 Setas a indicar o caminho a seguir

Confesso que encontrei algumas setas por acaso porque ainda não fui ao posto de turismo buscar um mapa da cidade.

Da minha aventura de sábado visitei a igreja de S.Michel a igreja de Notre-Dame e o museu das belas artes de Dijon. Recomendo, ainda para mais sendo de graça.

 Igreja de S.Michel e igreja de Notre-Dame

No Domingo fiquei-me pela residência e arredores. Fiz uma caminhada e voltei para o quarto. Acabei por conhecer 3 visinhas, uma irlandesa e uma argelina  (com a idade da minha mãe) e uma tunisina. Mas lá está, falam francês entre elas mas ao menos sabem inglês.


Este mês existem muitos feriados (4) e um deles foi no dia 8 de Maio (dia da comemoração da vitória da 2ª guerra mundial). Nesse dia esteve a chover mas como não sou de ficar em casa lá fui eu mais uma vez sozinha dar uma volta. Desta vez fui ao shopping do Carrefur. Comparado com o Almada Forúm é para ai 1/4 do tamanho mas que feliz que eu estava em ver as montras. Não entrei em nenhuma loja porque não tenho espaço na mala para grandes aventuras. Aliás até tenho de comprar uma mala nova, porque acabei por perder o resto das rodas que tinha.

Shopping do Carrefur em Quentigny Center

A única coisa que acabei por comprar foi uma panelae uma frigideira pequenas porque alguma da comida congelada é muito má, eu já andava com falta de apetite e já nada me sabia bem. Assim, de vez em quando já posso cozinhar e sim, já estreei os tachos LOL. Nesse dia também comi o melhor waffel da minha vida. Nunca tinha comido um tão bom.
Sei que existe um outro shopping ainda maior. Tenho de lá ir.

Sem comentários:

As fases do meu mundo novo

Primeiro não se nota nada , até duvidas que tens algo a crescer dentro de ti (até porque  não tens sintomas e andas demasiado ocupada com do...