21 de maio de 2012

Fim-de-semana em Strasbourg

Aproveitei o facto de este fim-de-semana em França ter sido "grande" (feriado a 17 de Maio em França) para vir a Strasbourg visitar uma prima que já não via à 5-6 anos e também para visitar a cidade.
Foi muito simples chegar a Strasbourg a partir de Dijon, bastou apanhar o TGV. De Dijon a Strasbourg são 2h de viagem no TGV havendo comboios directos ou fazendo escala em Mulhouse Ville. E também tive sorte com o tempo pois esteve sempre sol e calor.

O primeiro dia serviu para por a conversa em dia com a minha prima. Nesse dia fui também jantar ao Pátio Português onde aprendi a dobrar guardanapos como na fotografia.

(Susana Cunha)

No dia seguinte fui então visitar a cidade de Strasbourg. ADOREI a cidade com as suas típicas casas Alsacianas, com as ruas em muito parecidas com as de Dijon. Mostraram-me algumas das ruas mais emblemáticas da cidade incluindo aquela onde se encontra o restaurante mais caro da zona, crocodile, e a rua das lojas de marcas.
O nosso passeio começou na Praça do Homem de Ferro, assim conhecida opor ter sido o local da decapitação dum prisioneiro que usava uma máscara de ferro e de onde saiu o primeiro comboio de Strasbourg.

Praça do homem de ferro (Susana Cunha)

Mas o que mais gostei foi da Catedral de Notre Damme de Strasbourg do estilo gôtico. A catedral é magnifica e enorme e a paisagem do cimo da torre é soberba. Devo dizer que depois do Arco do Triunfo em Paris, nunca pensei que o número de escadas pudesse ser superado, mas foi. Foram 320 degraus (640 se contar também com a descida) numa escadaria em forma de serpentina. Dentro da catedral encontra-se o relógio astronómico sendo possível vê-lo funcionar na sua plenitude todos os dias às 12h.

Catedral Notre-Damme (Susana Cunha)


 Vista e escadas da Catedral (Susana Cunha)


Relógio astronómico (Susana Cunha)

A seguir visitei La petit France (outra zona emblemática de Strasbourg) e os seus canais.


 Fotos de La Petit France (Susana Cunha)

Por fim visitei o local onde a minha prima andou na primária e onde os meus padrinhos haviam morado quando estavam na França. Nessa noite fui jantar à casa duns amigos da minha prima. Comi comida marroquina e estivemos divertidos pela noite dentro a dançar e a ouvir música. Foi um serão muito bem passado.

No dia seguinte demos um salto à vizinha Alemanha até Kehl. Sem contar acabei por visitar outro pais. Era dia de feira, então as ruas estavam cheias. Ao lanche exagerei ao comer Strudel com gelado de baunilha, mas estava tão bom...

(Susana Cunha)

Nesse mesmo dia à noite era dia das portas abertas dos museus em Strasbourg. Então eu, a minha prima e mais um dos meus primos fomos visitar dois. Primeiro andamos tipo caça ao tesouro à procura dos museus com um mapa e depois acabamos pro visitar o Musee Historique de la Ville de Strasbourg e o Musee Alsacian.

Musee Alsacian.  e o Musee Historique de la Ville de Strasbourg (Susana Cunha)

O primeiro, como o próprio nome indica, mostra a história da cidade e as constantes lutas travadas com os alemães pela posse da cidade. O segundo mostra a vida duma típica casa alsaciana, com os seus móveis e manequins vestidos com os trajes de época. Muito giro.

No Domingo e antes do retorno a Dijon fui visitar o Parlamento Europeu de Strasbourg. Tive muita sorte com o fim-de-semana que escolhi para visitar a minha prima, pois nesse dia, era dia de portas abertas pelo que pode visitar o interior do parlamento, incluído o hemiciclo. Como era dia de portas abertas, havia stands dos vários representantes políticos do parlamento e onde se podia obter algumas ofertas. Algumas das quais até me dão bastante jeito. Havia igualmente stands onde era explicados os objectivos do parlamento europeu e também stands de alguns dos países da união europeia.


Parlamento Europeu (Susana Cunha)

Mas como o que é bom acaba depressa lá retornei a Dijon e à minha espera tinha a chuva, que caia torrencialmente. Como da estação do autocarro à residência ainda são uns minutinhos, cheguei quase molhada ao quarto e ainda houve um carro que quase me encharcava por completo, não tivesse eu fugido para cima da relva. Conclusão, hoje estou um pouco adoentada.


1 comentário:

Marta disse...

Grandes passeios estou a ver!!
E já tens amiguinhos na residência? e gaijos giros? :) não há?
o próximo post devia ser em Francês!

beijinhos

As fases do meu mundo novo

Primeiro não se nota nada , até duvidas que tens algo a crescer dentro de ti (até porque  não tens sintomas e andas demasiado ocupada com do...