29 de maio de 2012

Dijon, parte 3

No fim-de-semana que passou fui conhecer mais uma parte da cidade de Dijon. Desta vez fui ao Square Darcy e ao Museu de Arqueologia.

O Square Darcy fica no centro da cidade, é  pequeno e no centro existe uma enorme fonte. Foi o primeiro parque publico criado na cidade em 1880 tendo sido construído sobre um reservatório de água.

Square Darcy (Susana Cunha)

A paragem seguinte foi o museu de Arqueologia (grátis). Este museu está situado na antiga abadia de São Benignus e tem 3 níveis (nível 0, 1 e 2). A visita começa pelo nível 2 e é composto por utensílios de cozinha, enfeites, cerâmicas, armas... que mostram os costumes da região da Borgonha desde a pré-história até à Idade Média. No nível 1 podemos observar as abóbadas góticas da abadia e as esculturas do estilo romântico e gótico. Por fim, no nível 0, o nível mais sombrio (na minha opinião) por se encontrar na cave e o chão ser de areia, podemos visitar a vida quotidiana do tempo dos romanos. Muito interessante e muito bem conseguido.
Entrada para o Museu de Arqueologia (Susana Cunha)

Depois da parte cultural, fui ver se comprava uns chinelos/sandálias de verão porque cá começa a fazer muito calor e eu já estraguei umas sabrinas no lab, logo precisava de mais um par de calçado. Contudo as lojas daqui são muito caras (cheguei a ver uma que pedia 120 euros por uns chinelos). Já começava a desesperar quando finalmente encontrei uma loja de chineses  (sim aqui também há embora com aspecto de botique) e lá consegui comprar uma espécie do que queria ao preço que compro em Portugal.

Voltei a ir ao parc de lá Columbière. Aliás, sempre que fizer bom tempo ao Domingo hei-de lá ir. Gosto do ambiente de lá. Vi outros animais que da primeira visita não tinha visto, como pavões e póneis.

É verdade, sempre cheguei a ir ao outro shopping da cidade, o Toison d'or. Sim, é maior que o de Quentigny, contudo continua a ser mais mais pequeno que o Almada Forum, e tem lojas que não são para a minha carteira. Acho que vão amplia-lo, pelo menos estava uma maquete do projecto dentro do centro comercial. Para lá ir tive de apanhar 2 bus e demorei cerca de 45 min a chegar. Mas fiquei a conhecer outra parte da cidade e fiquei a saber que existe um grande Auditório em Dijon e grandes hotéis.
Foi complicado lanchar. Quando pedi um graufe e um café longo, a menina trouxe-me uma café longo e um curto, para depois chegar à conclusão que já não havia grauffes, tive de comer um crepe, oh que pena...

Sem comentários:

As fases do meu mundo novo

Primeiro não se nota nada , até duvidas que tens algo a crescer dentro de ti (até porque  não tens sintomas e andas demasiado ocupada com do...